A história do Escotismo

A História do Escotismo tem seu início em 1907, criado por Robert Baden-Powell, na Inglaterra, que aproveitou os elementos positivos em sua vida militar, como: camaradagem, iniciativa, coragem, autodisciplina e técnicas úteis de desenvolvimento pessoal, para ajudar os jovens da época.

A partir de habilidades que aprendeu enquanto esteve na Índia e na África, escreveu em 1899, o livro “Ajudas à Exploração Militar” (Aids To Scouting). No livro havia conteúdos como: seguir pistas, exploração e vida no campo. O sucesso foi gigantesco!

B.P., como chamamos carinhosamente Lord Baden-Powell, percebendo o enorme interesse dos jovens em vivenciar as técnicas citadas do livro, o adaptou para as escolas britânicas, reunindo as experiências e as atividades ao ar livre que criou um estilo de vida que passou a ser utilizado na educação e formação dos jovens: o Escotismo.

Brownsea: O primeiro acampamento da história do escotismo

historia do escotismo
B.P. durante o acampamento da Ilha de Brownsea

No dia 1º de agosto de 1907, B.P. levou 20 jovens para a Ilha de Brownsea, para realizar o primeiro acampamento da história do escotismo.

Essa era a forma que B.P. encontrou para testar suas ideias. Ao longo de oito dias, aplicou diversos ensinamentos sobre vida em equipe e ao ar livre, acampamentos, fogueiras, jogos, técnicas de primeiros socorros e boas ações.

Esta diversidade de atividades foi pensada para que estes jovens voltassem para casa mais independentes e com novas habilidades.

O acampamento foi um verdadeiro sucesso e, no início do ano seguinte, Baden-Powell lançou as seis edições do guia “Escotismo para Rapazes”. B.P. acabava de fundar o maior movimento educacional de jovens do planeta, o Escotismo. E ele nem sabia disso.

A busca pelo Escotismo para Rapazes foi crescente e, com o aumento de interesse pelos jovens, surgiram Tropas Escoteiras por toda parte da Inglaterra.

Com o crescimento do Escotismo, B.P. afastou-se do exército e dedicou-se apenas à sua segunda vida, o Escotismo.

Passou a viajar pelo mundo, orientando o trabalho das associações escoteiras, tornando o Escotismo uma grande fraternidade mundial. Sobretudo, o Escotismo foi crescendo. Ramificou-se também para as meninas, as bandeirantes, (em 1909). Além disso, em 1920, com o fim da Primeira Guerra Mundial, reuniu cerca de 8 mil jovens em Londres para o primeiro Jamboree Mundial.

O Jamboree continua sendo o maior evento escoteiro do mundo.

Compartilhe este post