O que é o escotismo?

O Escotismo foi criado, para ser um movimento do jovem, para o jovem e com o auxílio de adultos voluntários, chamados escotistas.

Se chama movimento por sempre estar em constante transformação, acompanhando as mudanças de geração em geração, adaptando-se aos dias atuais, porém, sem perder seu propósito educacional.

Com atividades atraentes e variadas, o Escotismo incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, com o método de aprender fazendo.

Por meio da vivência no Grupo Escoteiro [link], os jovens tomam gosto pelo trabalho em equipe, a ajuda ao próximo, envolvimento com a comunidade e vida ao ar livre, tornando-os mais engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

É no Grupo Escoteiro que o Escotismo verdadeiramente acontece. Quem aplica as atividades, dinâmicas e ajuda os escoteiros são os adultos voluntários, conhecidos por escotistas [link] O que é ser escotista].

Os jovens, por sua vez, são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado nas seis áreas de desenvolvimento: físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter, com base nas características individuais de cada fase, de cada jovem.

O Programa Educativo se adapta a diferentes realidades, respeitando a autonomia de cada jovem, inserido em seu cotidiano, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde se desenvolvem.

A visão de futuro é esta, ensinada a todos os escoteiros, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira, auxiliando para a construção de um mundo melhor, onde as pessoas se realizem como indivíduos, mas desempenhem um papel construtivo na sociedade.

Agindo de forma local e pensando de forma global, o Escotismo acredita que, por meio de boas e pequenas ações, podemos transformar o mundo.

O Movimento Escoteiro é o maior movimento educacional juvenil do mundo, possibilitando que 100 milhões de jovens sejam cidadãos ativos em suas comunidades e no mundo, baseados em valores comuns.

Compartilhe este post