Calendário UEL      Meu Sigue      Sigue ADM      Blog GESFA

Os Ramos são formas de reunir os membros conforme sua faixa etária e fase de desenvolvimento. Cada Ramo adapta o Método Escoteiro às características evolutivas e às necessidades especiais.

Ramo Lobinho

A Alcatéia é o ramo escoteiro em que ficam crianças de 07 a 10 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do lobinho visam os primeiros ensinamentos, a parte em que a criança aprende viver junto com outras pessoas. Na Alcatéia a criança aprende a se preparar para, quando tiver a idade certa, seguir para a Tropa Escoteira.

 

O programa da Alcatéia é inspirado no "Livro da Jângal", de Rudyard Kipling, resumido em "Mowgli, o menino-lobo".

 

A organização da Alcatéia pode ser só de lobinhos, lobinhas ou mista. O chefe é chamado de Akelá e seus assistentes são chamados Baloo, Baguera, Kaa, Chill e outros nomes representativos no "Livro da Jângal".

 

A Alcatéia é dividida em matilhas, cada uma com 4 a 6 crianças, nos quais são realizados trabalhos e jogos, mas isso não é o mesmo sistema de patrulhas, adotada no Ramo Escoteiro ou Ramo Sênior.

 

O lobo é o animal símbolo de todas as matilhas, que se diferem numa mesma Alcatéia pelas cores próprias dos lobos. A matilha é liderada por um Lobinho ou Lobinha chamado de Primo, auxiliado pelo 2º Primo. Os Primos e 2º Primos são escolhidos pelo Akelá.

 

 Antes de completar 11 anos de idade, o Lobinho é encaminhado para a Tropa Escoteira, depois de fazer a "trilha" para se adapatar na futura tropa.

 

O Lobinho ou Lobinha passa por uma cerimônia de passagem na qual se despede da Alcatéia quando atinge a idade limite.

 

Chefia

Chefia

Ramo Escoteiro

A Tropa Escoteira é o ramo escoteiro em que ficam jovens de 11 a 14 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do escoteiro visam aumentar os conhecimentos e aumentar sua autoconfiança. Na Tropa Escoteira o jovem aprende a conviver em equipe, o sistema de patrulha, o respeito à natureza e muitas outras coisas necessárias nessa faixa de idade.

 

A organização da Tropa Escoteira pode ser só de escoteiros, só de escoteiras ou mista. A tropa é dividida em no máximo 4 patrulhas, que são equipes de 5 a 8 jovens. Cada tropa é independente para fazer sua própria programação, como por exemplo, seus próprios acampamentos.

 

Cada patrulha tem como símbolo e nome um animal, uma estrela ou uma constelação. Todos os seus membros devem conhecer suas principais características. Os fatos marcantes da vida da patrulha devem ser indicados no bastão e na bandeirola da patrulha.

 

Cada patrulha tem o seu monitor, que é responsável pela administração, disciplina, treinamento, atividades e boa apresentação de sua patrulha, ajudado pelo submonitor. Esses dois jovens são escolhidos pela chefia após passar por uma "corte de honra".

 

Antes de completar 15 anos de idade, o Escoteiro ou Escoteira é encaminhado para a Tropa Sênior ou Tropa Guia, depois de fazer a "rota" para se adaptar na futura tropa.

 

O Escoteiro ou a Escoteira passa por uma cerimônia de passagem na qual se despede da Tropa quando atinge a idade limite.

 

Ramo Sênior

A Tropa Sênior ou Tropa Guia é o ramo escoteiro em que ficam os jovens de 15 a 17 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do sênior e da guia visam aumentar os conhecimentos e treinamento para o desenvolvimento físico, afetivo, caráter, intelectual, espiritual e social. Nesta fase da vida escoteira são introduzidos valores de vida, autodomínio, coragem, amizade, respeito e autoconfiança suficiente para enfrentar qualquer situação.

 

A Tropa Sênior (masculina), Tropa Guia (feminina) ou Tropa Sênior Mista é dividida em no máximo 4 patrulhas de 4 a 6 jovens. Cada patrulha adota um nome característico, que pode ser o de algum acidente geográfico bem conhecido pela patrulha ou de uma tribo indígena nacional. É facultado às patrulhas que até 30 de abril de 1990 tenham adotado nome de um grande vulto ou personalidade histórica nacional, conservar o nome adotado.

 

Nos trabalhos e atividades que, por sua natureza, exijam interesses, habilidades ou conhecimentos avançados, as patrulhas poderão ceder lugar a equipes de trabalho, integradas por membros de diferentes patrulhas, cabendo a coordenação de cada equipe ao seu integrante melhor qualificado.

 

Na Tropa Sênior/Guia ficam os jovens numa idade de muitas mudanças, idéias e ideais novos, valores que estão mudando. Nessa tropa, o relacionamento entre a chefia e os membros já têm uma maturidade suficiente para seguir seus próprios caminhos sendo auxiliados pelos chefes. A Tropa Sênior/Guia normalmente é a que exige um maior esforço físico e um alto grau de conhecimento, o que permite os jovens evoluírem muito. Todos que um dia passaram pela Tropa Sênior/Guia sabem o valor que essa tem e o quanto essa fase foi boa e importante para seu crescimento na vida.

 

Antes de completar 18 anos de idade, o sênior ou a guia é encaminhada para o Clã Pioneiro, depois de passar pela "ponte" para se adaptar na futura tropa.

 

O Sênior ou Guia passa por uma cerimônia de passagem na qual se despede da Tropa quando atinge a idade limite.

 

Chefia

Chefia

Ramo Pioneiro

O Clã Pioneiro é o ramo escoteiro em que ficam os jovens adultos de 18 a 21 anos de idade incompletos de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do pioneiro ou da pioneira visam aumentar a integração do jovem ao mundo, voltando-se ao serviço, a comunidade e o exercício de cidadania com base nos valores da Promessa e Lei Escoteira. O lema pioneiro é SERVIR.

 

A unidade onde ficam os pioneiros e pioneiras é chamado de Clã. O Clã Pioneiro pode ser masculino, feminino ou misto.

 

O Clã é orientado por um Mestre Pioneiro e/ou uma Mestra Pioneira que podem ter seus assistentes. A Comissão Administrativa do Clã ou o Conselho do Clã é a autoridade para tratar de todos os assuntos internos de administração, finanças, disciplina e programação. O Mestre Pioneiro detém o poder de veto, que deverá exercitar em casos excepcionais de forma a balizar as atividades dentro dos princípios do Escotismo.

Inicio

 

Escotismo

        História do Escotismo

        Baden Powell

        Escotismo no Brasil

        O que é escotismo?

 

Ramos

        Lobinho

        Escoteiro

        Sênior

        Pioneiro

Institucional

        História do GESFA

        Personalidades

        Diretoria

        Manutenção do grupo

        Sede social

        Clube da Flor de Lis

 

Material Escoteiro

 

Galeria

 

Contato

Calendário UEL

 

Meu Sigue

 

Sigue ADM

 

Blog GESFA

 

 

Contato

9° Grupo Escoteiro São Francisco de Assis

Praça Baden Powell, 09 - Centro

São Caetano do Sul - CEP 09521-190

Venha fazer parte dessa família!

Copyright © 2016 Grupo Escoteiro São Francisco de Assis. Todos os direitos reservados.